top of page
Conacate_Logotipo_nov2018_400px.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Lançado no dia 22/05 o movimento #mudatc

Evento foi  na Câmara Municipal de São Paulo

No último dia 22 de maio, a Câmara Municipal de São Paulo recebeu na Sala Tiradentes o lançamento do movimento #mudatc.

 

A ação foi criada com o objetivo de envolver a opinião pública e a imprensa na promoção de mudanças nos tribunais de contas de todo o país por meio de mudança na forma de indicação de conselheiros e outros procedimentos a fim fazer com que esses fóruns de contas entreguem, de fato, um trabalho mais produtivo para a sociedade.

 

Promovido pelas entidades Conacate, Fenastc e Ampcom, o evento contou com a presença dos respectivos presidentes Antonio Carlos Fernandes Jr., Amauri Perusso e o procurador de contas Júlio Marcelo de Oliveira - que se revezaram nas considerações iniciais do lançamento.

 

Ao lado deles estiveram também representantes do ministério público e do fisco, bem como conselheiros dos tribunais de contas e membros de entidades da sociedade civil como: Rede Nossa São Paulo; Movimento do Ministério Público Democrático; Instituto Não Aceito Corrupção; Voto Consciente; Observatório Social,entre outras.

 

Os presentes manifestaram a necessidade dos tribunais de contas brasileiros alcançarem uma evolução profissional por meio de uma maior autonomia nas suas auditorias e mais transparência. 

 

Outro ponto abordado pelos participantes foi a urgência de que nossos fóruns de contas passem a adotar uma abordagem isenta de critérios políticos no julgamento das contas, ao passo que escândalos de corrupção revelados nos últimos três anos por diversos inquéritos judiciais e policiais mostraram que imensos desvios dos recursos públicos ocorreram de forma criminosa e partidarizada e ainda assim tiveram suas contas aprovadas - revelando falta de rigor e capacidade de transparência por parte dos tribunais de contas.

 

O lançamento do #mudatc foi prestigiado pela imprensa, contando com a cobertura de portais, rádios, jornais e emissoras de televisão. 

 

Após seu início , o movimento terá pela frente uma agenda extensa de ações que levará esse debate para outros ambientes, tal como como câmaras municipais de outros municípios, assembleias legislativas e o próprio congresso nacional.

 

Confira abaixo a galeria de fotos e videos do evento

bottom of page