top of page
Conacate_Logotipo_nov2018_400px.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Uso de novas tecnologias fazem a diferença no TCE-RS

 
O TCE do Rio Grande do Sul vem fortalecendo nos últimos anos o uso de tecnologias para melhor relacionamento com a população e a imprensa.  Tem procurado estar atento às novas mídias e de alguma forma usá-las como instrumento de prestação de serviços aos cidadãos.
 
A comunicação para o público externo por um lado cria proximidade com a sociedade. Por outro lado revela para as pessoas a importância da instituição para a gestão pública. E assim cria também um processo automático de elevação de moral, prestígio e reconhecimento para seu quadro de servidores.
 
O TCE-Rs foi um dos primeiros a estabelecer uma Ouvidoria. E os resultados têm sido animadores. As pessoas têm participado levando de forma anônima cada vez mais denúncias. Elas servem como fonte de direcionamento de muitas fiscalizações.  É um processo de mútua colaboração de forma ativa e socialmente responsável.
 
De posse de muitos números de gastos públicos e capacidade comparativa, também passaram a ser desenvolvidos estudos para servir de parâmetro. São feitos para contribuírem com conteúdo técnico para o debate aberto. Assim ocorreu com dois temas que fizeram a comunidade toda conhecer melhor o Tribunal de Contas: a “Radiografia dos custos do Transporte Público” e a “Radiografia dos custos de Transporte Escolar”. São dois serviços sensíveis a todos e fundamentais. Ao organizar e aprofundar os dados e criar mais clareza sobre diversos pontos obscuros, ajudou e muito na política do Executivo.
 
Além disso, o Portal do Tribunal de Contas vêm adotando todos os canais multimídia, com a Rádio TCE, inclusive com programas produzidos por Servidores, com Canal de Vídeos, com Sessão On Line e com atividades para as escolas esclarecendo sobre suas competências.
 
Na qualidade de Órgão auxiliar e de controle externo da Administração Pública, a figura do Tribunal de Contas tem a chance de também virar protagonista pela demanda da sociedade por mais transparência, mais controle de gastos públicos e melhor uso do dinheiro dos tributos.  Refinar suas rotinas e fazer com que estejam mais próximas dos interesses e do entendimento da população para ser o melhor caminho.
 
Inúmeros foram os desafios que enfrentamos, mas com a certeza de cumprimento do nosso dever estatutário, realizamos um grande processo de transformação, revisamos conceitos, avaliamos ações, investimos em tecnologia e na profissionalização do sindicato, em busca de novos caminhos para representar você com mais eficiência.
 
 
 
bottom of page