Brasília/DF: ST de Autarquias Sul - Quadra 03 -  Bloco C - Sala 608 Parte B - Asa Sul - CEP 70070-934   |   Sede Administrativo - São Paulo/SP: Rua Japurá, 43 - Bela Vista
Telefone: (11) 3105-8476   |   WhatsApp: (11) 96641-1803   |   E-mail: administrativo@conacate.org.br

 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Conacate_Logotipo_nov2018.png

A Conacate apoia

Parlamentares, trabalhadores e servidores
unidos em defesa da Previdência Social

 

Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social

Lançamento 56ª Legislatura

 

     No dia 20 de março, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, a partir das 9h, foi instalada a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, reunindo sindicatos, associações, federações e centrais sindicais e deputados federais e senadores.

     No lançamento foi divulgada a nova coordenação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social e realizado o Seminário “PEC 06/2019: o Desmonte da Previdência Social Pública e Solidária”, com a presença de palestrantes chileno e argentino. Os senhores Recaredo Galvez, chileno, cientista político da Fundación Sol e especialista em previdência, tratará dos “Reflexos da Capitalização – Experiência de Aposentadorias no Chile”, e Julio Durval Fuentes, argentino, presidente da Confederação Latino-Americana de Trabalhadores Estatais, CLATE, tratará da Previdência por capitalização na na Argentina e na América Latina. Além deles, outros pesquisadores, consultores e assessores trarão contribuições para instrumentalizar a luta contra o fim da Previdência social pública e o enfrentamento propositivo à Reforma da Previdência apresentada pelo atual governo.

     A Frente Parlamentar continuará a atuação, organizando eventos de discussão em todos os estados e no DF abordando a proposta de reforma e promovendo a atuação parlamentar integrada, tanto no Congresso Nacional quanto nas bases eleitorais dos parlamentares.

     Existente desde 31 de maio de 2016, então sob a coordenação do senador Paulo Paim (PT) e do ex-deputado Arnaldo Faria de Sá (PP), a Frente, integrada por parlamentares e movimentos sociais, teve participação decisiva na tramitação da Reforma da Previdência do governo anterior (PEC 287/16).

     Os parlamentares e entidades parceiras da Frente tiveram participação na Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal que analisou as contas e a situação geral do sistema de Previdência no Brasil (CPIPrev), que teve como presidente o senador Paulo Paim e relator o então senador Hélio José (PROS).