Pública inicia articulação contra Reforma da Previdência com evento na Câmara dos Deputados
Pública inicia articulação contra Reforma da Previdência com evento na Câmara dos Deputados
Ocorreu na quarta-feira, dia 12 de janeiro, sessão da CLP – Comissão Legislativa Participativa, em sala de comissões da Câmara dos Deputados, como ato de princípio de articulação dos servidores e suas entidades contra a Reforma da Previdência. .
A sessão foi presidida pelo Deputado Chico Lopes, com a participação da Deputada Értica Kokay, e do Deputado Arnaldo Faria de Sá.
Estiveram presentes, entre outros, diretores das entidades Sinafresp, Sindaf-SP, Fenastc, Sindilegis, Conacate, Febrafite, Fonacate, Fenafisco, FenaPRF, Unacon, Aspal, Sindap, Fenale, CSPM, Sindsema, Aner, Afalesp, Fespesp, Fenafirc, Asap, Ascade, Sinal, Sintaf CE, Febreafisco, Sinpol, que foram parte dos identificados no local.
O evento funcionou como reunião de articulação para o enfrentamento a ser feito ao modelo de Reforma de Previdência pautado pelo Governo. O sentimento maior é de indignação pelo autoritarismo do processo de condução da Reforma sinalizada pelo Governo. Não há perspectivas de um chamamento ao debate, a audiências públicas e um processo transparente e democrático.
As entidades dos diversos setores do serviço público analisam formas de denunciar estratégias pouco cidadãs do Governo em relação a esta Reforma, assim como em diálogo com imprensa e sociedade apontar outros caminhos para o ajuste fiscal brasileiro.
Em meio a necessidade de equilibrar as contas públicas, lideranças e especialistas consideram que existem muitas outras alternativas que antecedem esta Reforma na Previdência. Seja com o fim das inúmeras desonerações fiscais concedidas nos últimos anos, sem critério, e que levaram aproximadamente 260 bilhões de arrecadação sem retorno de empregos e nem desenvolvimento econômico. Assim como o aperto na sonegação, na redução dos cargos comissionados, na auditoria da dívida pública e outras opções de medidas de contenção.
A Previdência Social traduz um importante pacto social e como tal é ponto de união da sociedade e traduz conquistas importantes e históricas de direitos e cidadania. Os presentes concordam que não pode ser mexida como primeira alternativa em hipótese alguma.
Estará sendo nomeada uma comissão de trabalho para esta campanha de articulação contra a Reforma da Previdência. A Pública está participando em todos os níveis, com empenho total de sua diretoria, a fim de liderar esse processo e combate de total interesse público.
VEJA GALERIA DE DEPOIMENTOS DURANTE O EVENTO
VEJA GALERIA DE FOTOS DO EVENTO