X Congresso debate os desafios do serviço público na era da inovação
- Conacate
- 18 de set.
- 7 min de leitura
Atualizado: 31 de out.

Confira a programação e faça a sua inscrição neste formulário digital
Entre os dias 4 e 6 de novembro de 2025, a Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (CONACATE) promove seu décimo congresso, em Cuiabá (MT). O evento será realizado no auditório Luzia Guimarães, do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, e terá como tema central “Rumos e Desafios do Serviço Público e dos Movimentos Sindical e Associativo”.
“Estamos em um momento decisivo para o futuro do serviço público no Brasil. O Congresso da Conacate é um espaço de reflexão e construção de caminhos coletivos, reafirmando a importância das entidades sindicais e associativas como forças vivas da democracia e da defesa dos servidores e do serviço público brasileiro”, afirma Antonio Carlos Fernandes Jr., presidente da CONACATE.
O encontro reunirá especialistas, servidores públicos, lideranças sindicais, e a sociedade em geral, promovendo debates sobre os principais desafios e perspectivas futuras da administração pública brasileira. A programação contará com painéis que discutem desde o impacto das reformas Administrativa e Previdenciária até os avanços tecnológicos no setor público, como a inteligência artificial (IA).
Confira a programação preliminar abaixo (sujeita a alterações) e faça a sua inscrição gratuita clicando aqui.
📅 Dia 04/11/2025 – Terça-feira – 1º dia
15h00 às 16h15 – Credenciamento e café de boas-vindas
16h15 às 17h00 – Solenidade de abertura
17h00 – Entrega de homenagens:
Dra. Adenir Carruesco, desembargador, mestre em Direito e Magistratura, pela Universidade Austral de Buenos Aires. Publicou artigo pela LTr; proferiu diversas palestras; atuou como professora de Direito do Trabalho por 10 anos no Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (CESUR). É Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região e Presidente do COLEPRECOR (uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, composta pelos Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho.)
Desembargador Luiz Octávio Saboia.
Janaina Riva, deputada estadual mais votada nas eleições de 2018 e 2022, entrando para a história como a 1ª mulher a conquistar, em duas eleições consecutivas, a maior votação para a Assembleia Legislativa. Foi pioneira ao assumir a vice-presidência da Casa por três biênios seguidos e 2019, tornou-se a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Formou-se em Direito e é reconhecida por sua atuação em defesa dos servidores públicos, das mulheres e pelas pautas ligadas à saúde e à educação. É a primeira mulher a assumir a presidência do MDB em MT.
Carmen Silvia Campos Machado, bacharel em direito, pedagoga sanitarista, pós-graduada em saúde pública e em educação especial e psicopedagogia, mestre em Saúde Pública e em vigilância em saúde do trabalhador, presidente da FESSP/MT e servidora pública aposentada Secretaria de Estado de Saúde;
Eulinda de Campos Lopes, graduação em Engenharia Sanitária pela UFMT, especialista em Políticas Públicas e Meio Ambiente pela State University of New York/USA, analista de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente/SEMA-MT aposentada e diretora financeira do SINTEMA/MT.
📅 Dia 05/11/2025 – Quarta-feira – 2º dia
9h30 às 11h00 – Painel 1: Serviço Público como Pilar da Democracia
Com a deputada federal Gisela Simona, formada em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso e com pós-graduações nas áreas de direito público, administrativo, do consumidor e direitos coletivos, consolidou sua carreira como uma das principais defensoras dos cidadãos em seu estado. Foi Superintendente do PROCON-MT e, em 2023, assumiu o mandato na Câmara dos Deputados, destacando-se como voz firme e atuante. Foi relatora do Pacote Antifeminicídio, que resultou na sanção da Lei nº 14.994/2024, elevando a pena do feminicídio, e é integrante da Bancada Negra; e com Professor Henrique Lopes do Nascimento, graduado em Ciências Biológicas pela UNEMAT especialista em Biologia pela UFLA-MG e presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (SINTEP/MT); Dr. Lucas Marques da Silva, advogado gestor do setor de Contencioso de Massa do escritório Farág, Ferreira & Vieira Advogadas e Advogados, pós-graduado em Direito Constitucional e Gestão e pós-graduando em Direito Administrativo e Tributário; e Diany Dias, agente fiscal de defesa agropecuária., formação em Ciência da Contabilidade na UFMT, pós graduada em gestão de pessoas.
Moderação: Eulinda de Campos Lopes, servidora e representante do Sintema-MT.
11h00 às 12h30 – Painel 2: O Desmonte em Curso – Reformas Administrativa e Previdenciária
Com a deputada federal Alice Portugal, farmacêutica e bioquímica pela UFBA, desde 2003 é deputada federal pelo PCdoB, exercendo hoje o seu 5° mandato. Foi eleita deputada 5 estrelas pelo Índice Legisla Brasil 2022, pesquisa que mede a qualidade da gestão parlamentar, e em 2025, foi eleita a melhor deputada pelo Prêmio Congresso em Foco. Atualmente, é titular das Comissões de Educação, Administração e Serviço Público, Cultura, Plano Nacional de Educação 2024-2034 e do Grupo de Trabalho sobre a Reforma Administrativa. Criou a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público e outras; Dr. José Hailton, advogado, coordenador do Núcleo Previdenciário da Advocacia Riedel. Mestrando em direito constitucional, especialista em direito previdenciário pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa de São Paulo (INESP), diretor adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) e presidente da Comissão de Regime Próprio da OAB/DF; Dr Ítalo Bezerra, advogado com atuação nacional na defesa de servidores públicos e entidades sindicais, especialista em direito administrativo, previdenciário, sindical e trabalhista. Conselheiro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE, é mestrando em Direito pela UFC e integrante do GRUPE/UFC. Atualmente, exerce funções de liderança como Diretor da CAACE e da ATRACE; e Victor Lins, doutorando em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em Relações Internacionais pelo IBMEC-RJ. Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e Secretário-Geral da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (Afresp). É autor e organizador do livro “Que conta é essa? O sistema tributário das desigualdades”. Atua também como Diretor de Comunicação da Febrafite e da Pública – Central Sindical do Servidor.
Moderação: Alexandre Melo, presidente da FENALE.
12h30 às 14h00 – Almoço
14h00 às 15h30 – Painel 3: Comunicação Estratégica: uma aliada das entidades representativas na defesa do servidor público
Com Aurélio Granjeiro, diretor de comunicação e eventos do SINAFRESP. Graduado em processamento de dados e pós-graduado em administração pública. Auditor Fiscal da Receita Estadual desde 2013; e Roberto Alonso Ribeiro, bacharel em marketing, mestre em Gestão de Negócios pela Fundação Instituto de Administração (FIA); MBA em Marketing (FIA/FEA-USP); especialização em Marketing de Varejo (FEA-USP).
Moderação: Carmen Pasquali, presidente da APROJUS, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pós-graduada em Direito com ênfase em Direito Civil e Processo Civil e funcionária pública do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.
15h30 às 17h00 – Painel 4: Movimentos Sindical e Associativo como Força de Resistência e Proposição
Com Dra Ignez Maria Mendes Linhares, graduada em Direito pela UFMT, atua há quase três décadas no direito sindical e na defesa dos servidores públicos. Foi advogada do Sinttcontas (2006-2022) e da ASSOADE (2007), e desde 2008 representa o Sindicato dos Servidores Públicos de Chapada dos Guimarães e o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP/MT). É membro da Comissão de Direito Sindical da OAB/MT; Carmen Silvia Campos Machado, bacharel em direito, pedagoga sanitarista, pós-graduada em saúde pública e em educação especial e psicopedagogia, mestre em Saúde Pública e em vigilância em saúde do trabalhador, presidente da FESSP/MT e servidora pública aposentada Secretaria de Estado de Saúde; e Prof. Aristogiton Moura, especialista em Ciências e Técnicas de Governo, representante exclusivo da Fundação Altadir no Brasil e presidente do Instituto Carlos Matus, membro do Conselho Consultivo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), orientador metodológico e pesquisador convidado do Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da USCS. Atua também como consultor e professor da Fundação Instituto de Administração (FIA), vinculada à FEA-USP, e como coordenador de projetos da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP).
Moderação: Antonio Carlos Fernandes Jr, presidente da CONACATE, fundador da FENALEGIS, onde atualmente é vice-presidente, e criador do Movimento BASTA com polos de atuação em diversas regiões do Estado de São Paulo e em todo país. Teve forte atuação no setor privado até entrar para o Serviço Público em 1983, na Câmara Municipal de São Paulo. Foi Administrador Regional/Subprefeito da Zona Sul de São Paulo, da Vila Mariana e do Butantã e Suplente do Ex-Ministro Aldo Rebelo em sua candidatura ao Senado por São Paulo, em 2022.
📅 Dia 06/11/2025 – Quinta-feira – 3º e último dia
9h00 às 9h30 – Abertura do processo eleitoral
9h30 às 11h00 – Painel 5: Tecnologia e Inovação: desafios e benefícios da IA no serviço público
Com Daniel de Sousa Brasileiro Araujo, analista em tecnologia da informação (ATI) que atua na estratégia e governança por meio do uso inteligente de dados. Lidera times multidisciplinares, projetos de transformação digital e iniciativas orientadas à inovação e à tomada de decisão baseada em evidências. Atualmente é coordenador-geral de Governança de Dados no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), atuando na área de TI há mais de 20 anos e com mais de 8 anos de experiência na gestão de áreas de dados, analytics, big data e inteligência artificial.
Moderação: Marco Antonio Chicaroni, auditor fiscal da receita Estadual de SP, atual diretor financeiro e ex-presidente do Sinafresp – Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo. Graduado em Ciência da Computação, atuou em áreas de tecnologia tanto na iniciativa privada como na administração tributária.
11h00 às 12h00 – Painel 6: Engajamento Coletivo: fazer o bem para si e para o próximo (Palestra motivacional)
Com Dr Bruno Boaventura, advogado especialista em direito público e mestre em Política Social pela UFMT. Presidente da Comissão Direito Sindical OAB/MT.
12h30 às 14h00 – Almoço
14h00 às 15h30 – Leitura da Carta de Cuiabá
15h00 – Fechamento do processo eleitoral e divulgação do resultado
📌 O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Garanta a sua fazendo a inscrição aqui.
Informações
📅 Data: 4 a 6 de novembro de 2025
📍 Local: Auditório Luzia Guimarães – Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso
🏛 Endereço: Rua 5, Quadra 13, Lote 02, Centro Político Administrativo, Cuiabá (MT)
🔗 Inscrição gratuita aqui 📞 Dúvidas: administrativo@conacate.org.br | WhatsApp (11) 96641-1803
🏨 Hoteis parceiros:
- Hotel Delmond
Faça sua reserva pelo site https://delmond.com.br/ e utlize o código promocional CONACATE10.
Informações: (65) 2121-3300 | reservas@delmond.com.br
- Hotel Dluca
Faça sua reserva pelo site https://www.hoteldluca.com.br e utilize o código promocional XCONGRESSOCONACATE.
Informações: (65) 99914-3434 | reservas@hoteldluca.com.br
- Hotel Deville Prime Cuiabá
Faça a reserva por um desses canais 0800 703 1866 | reservas.ctr@deville.com.br | (41) 3219-4004 e informe que é participante do Congresso da Conacate.







Comentários