top of page
Conacate_Logotipo_nov2018_400px.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Escolas dos Legislativos abrem Assembleias para Estudantes

 
VEJA O CASO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO AMAZONAS
 
Aproximar a população do parlamento estadual e oferecer conhecimento sobre as atividades legislativas por meio de palestras e visitas à sede da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foram atividades reforçadas pela Escola do Legislativo ao longo do ano de 2013, levando informação para mais de 30 mil pessoas.
 
A Escola do Legislativo organizou a visita de alunos e professores de escolas públicas e privadas e também de grupos comunitários que se interessaram em conhecer a sede do Poder Legislativo, seu funcionamento e suas atividades. Os visitantes recebem palestras e até assistem a sessões plenárias, por meio dos programas “Conhecendo o Legislativo” e “Parlamento Jovem”.
 
Em 2013 foram 58 instituições atendidas pelo programa “Conhecendo o Legislativo”, com um total de 6.027 participantes. “A nossa intenção é romper paradigmas e mudar a visão que as pessoas têm dos parlamentares, conscientizar sobre os seus direitos e deveres de cidadão, estimular o voto consciente e a importância do voto”, explicou a diretora da Escola do Legislativo, Jaqueline Ferretti.
 
Para participar do programa a escola ou instituição deve enviar um ofício destinado ao Presidente da Aleam solicitando uma visita. A partir de então a Escola do Legislativo entra em contato com a instituição interessada para agendar a visita. A procura é tanta que, de acordo com a diretora, já existem visitas agendadas para todo o primeiro semestre de 2014.
 
Sobre as palestras, Jaqueline Ferreti aponta que elas podem ser realizadas na sede da Assembleia ou na escola – pública ou privada – que solicitar o apoio da Escola do Legislativo. “A palestra é a mesma, a diferença é que nós da Assembleia vamos até a escola, por exemplo, e ministramos a palestra no local para as turmas que funcionam nos turnos da tarde e noite, quando não há sessão no plenário”, afirmou. As palestras atenderam 33 instituições, com um total de 10.110 participantes em 2013.
 
Sobre o Parlamento Jovem, Ferretti, destaca o diferencial do Programa no âmbito legislativo estadual. “Aqui no Amazonas, a Assembleia prepara os alunos durante uma semana inteira para agirem como verdadeiros deputados, na elaboração de projetos, votações, entre outros para que eles sintam na prática o peso da responsabilidade de representar o povo, enquanto no restante do país os alunos têm essa vivência por apenas um dia”, disse ela, acrescentando que o Amazonas já teve projetos de “deputados jovens” apresentados por alunos do Parlamento Jovem Amazonense, em Brasília, onde acontece o Parlamento Jovem Brasileiro. No programa, foram atendidas 24 instituições e 19.018 participantes em 2013.
 
bottom of page