top of page
Conacate_Logotipo_nov2018_400px.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Conacate se posiciona contra a reeleição de mesas de casas legislativas

CARTA ABERTA AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E À SOCIEDADE BRASILEIRA


Egrégia Corte, Excelentíssimos Senhores Ministros,

Ref.: ADI 6524 – Limites constitucionais à recondução de membros da mesa das casas legislativas.


A CONACATE – Confederação Nacional Das Carreiras E Atividades Típicas De Estado – congregando mais de 600.000 servidores públicos de Estado, vem manifestar a sua preocupação com os efeitos incalculáveis deste grave julgamento.


Os poderes legislativos são essenciais à democracia, necessitando de elevada autonomia para esta missão. A legitimidades destas prerrogativas advêm da capacidade de demonstrar a fidelidade de seus atos à Constituição – controle último e atemporal que funda a própria democracia.


As presidências das Casas têm poderes determinantes ao andamento da República, como quase absoluto controle da agenda legislativa – o que também deve ser revisto. Fundamento, dentre outros, para a restrição constitucional às suas reconduções.


A alteração deste ditame constitucional somente poderia ocorrer via emenda – com maioria absoluta e votação em dois turnos nas duas casas. Porém, está sendo autorizado seu afastamento por maioria simples, eventualmente em votação simbólica e unicameral.


O vilipêndio constitucional é a derrocada da segurança jurídica, essencial para que avancem políticas de estado, continuadas, que conduzam ao desenvolvimento nacional. Vale lembrar que o precedente de outorgar plenos poderes às casas legislativas para redigirem seus regimentos sem controle sequer constitucional, tem efeito multiplicativo sobre congêneres em todo o país, permitindo a nociva concentração e perpetuação de poderes estranha à República e à Democracia.


Pelo exposto a CONACATE conclama Vossas Excelências a considerarem os efeitos viciosos desta deliberação para que o limitem desde já e mantenham hígido o poder normativo da Constituição da República Federativa do Brasil.


Respeitosamente,


ANTONIO CARLOS FERNANDES JÚNIOR

Presidente




Carta Aberta STF
.pdf
Download PDF • 296KB

bottom of page