top of page
Conacate_Logotipo_nov2018_400px.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Mês da Mulher: Conacate propõe homenagens e debate!

Conacate realiza o evento "Enfrentamento das Desigualdades de Gênero no Serviço Público" com edições em Brasília e em São Paulo




Março é considerado o Mês da Mulher, muitas homenagens surgem de todos os lados, mas a Diretoria de Defesa dos Interesses e Direitos da Mulher Servidora Pública da Conacate, ciente de seu papel social, vê como oportunidade estimular o debate sobre um tema muito sensível: as desigualdades de gênero no Serviço Público.


Debater, dialogar, propor mudanças concretas para enfrentar a falta de equidade entre homens e mulheres na Administração Pública, são os objetivos centrais do evento "Enfrentamento das Desigualdades de Gênero no Serviço Público" que acontece em nos dias 12 e 13 de março em Brasília, e dias 20 e 21 de março em São Paulo.


“Não poderíamos marcar o Mês da Mulher de uma forma mais contundente do que esta. A Conacate sempre foi defensora da equidade e dos direitos da servidora pública. Dentro de nossas estruturas não poderia ser diferente. Em 2023, alteramos o nosso estatuto para que haja paridade de gênero nas diretorias, alternância na presidência entre homens e mulheres e também criamos uma diretoria para cuidar especificamente de assuntos relacionados às pautas femininas”, afirma Antonio Carlos Fernandes Jr, presidente da Conacate.


No dia 13 de março, na parte da tarde, será lançada a cartilha de boas-práticas “Promoção da Equidade de Gênero no Serviço Público”, resultado do trabalho da Diretoria de Defesa dos Interesses e Direitos da Mulher Servidora Pública da Conacate e coordenado pela diretora Juçara Veiga Antoniassi.


“Será um grande momento! Esta cartilha reúne dados importantes sobre as desigualdades às quais estamos expostas todos os dias e representa concretamente a oportunidade de mudarmos esta realidade com atitudes práticas. Faço um convite a todas e a todos que puderem participar, pois juntos podemos transformar a Administração Pública”, convida Juçara.


Todos os dias do evento são gratuitos e abertos para servidores públicos, estudantes e público em geral. Para receber o certificado de participação você deve assistir a 75% das palestras e debates. Clique aqui para fazer a sua inscrição.


Confira abaixo a programação de palestras e debates, dividida por cidades:



Edição Brasília - 12 e 13 de março | Câmara dos Deputados - Anexo IV - Auditório Freitas Nobre


>> Dia 12/03 - terça-feira 

16h às 17h30 – Abertura, recepção dos convidados e credenciamento

17h30 às 18h30 – Mesa de abertura do evento


>> Dia 13/03 - quarta-feira 


9h às 10h30 | Painel “Desafios para alcançar a equidade de gênero em cargos de liderança no serviço público”

Com Luana Faria, líder do LA-BORA! gov, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Roberta Viegas, Coordenadora-Geral do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, e Soraya Monteiro Brandão, EPPGG do MGI, mestre em Administração e pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

- Moderação: Juçara Veiga Antoniassi, engenheira pós-graduada em Gestão Tributária pela FDC. Diretora de Defesa dos Interesses e Direitos da Mulher Servidora Pública da CONACATE e Auditora Fiscal de Tributos de São Paulo. 


10h30 às 12h | Painel ”Assédio Moral e Sexual”

Com Ivana Vilela Pereira B. de Lima, presidente do Sindtamaraty e Eliane Monteiro Cesario, assessora sindical do Sindtamaraty

- Moderação: Rayanne Braga, advogada com vasta experiência em Direito Previdenciário, leis e regulamentações pertinentes.


12h às 14h - ALMOÇO


14h às 15h30 – Mesa de Debate “Mulheres na Política”

Com Deputada Federal Luciene Cavalcante (PSOL); Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB); Daniela Salomão Gorayeb, Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade; Iara Cordeiro, Assessora Parlamentar da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

- Moderação: Valesk Rebouças, engenheira agrônoma e Analista de Infraestrutura, atuou nas três esferas da administração pública. Atualmente, ocupa o cargo de Coordenadora de Governança no Ministério das Cidades e é diretora-presidente da Aneinfra.


15h30 às 16h30 – Homenagem à Margareth Dalcolmo e Betânia Lemos

Margareth Dalcolmo é presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e pesquisadora da Fiocruz. Doutora em Medicina pela Unifesp. É a 9ª mulher a se tornar membro da Academia Nacional de Medicina. Com mais de 120 artigos científicos publicados, sobretudo na área de doenças infectocontagiosas, é defensora aguerrida da ciência, das vacinas e do SUS.


Betânia Lemos é servidora pública federal integrante da carreira de Auditor Federal de Finanças e Controle e atual presidenta da ENAP. É doutora e mestre em Economia pela UFMG. Atuou por mais de 15 anos na avaliação econômica de projetos sociais e no desenho, na implementação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas.


16h30 às 17h30 – Lançamento da cartilha “Promoção da Equidade de Gênero no Serviço Público”


17h30 às 18h - Encerramento


 >> Clique aqui para fazer a sua inscrição.


Edição São Paulo - 20 e 21 de março | Assembleia Legislativa de São Paulo - Av. Pedro Álvares Cabral, 201


>> Dia 20/03 - terça-feira - Auditório Teotônio Vilela

17h – Abertura, recepção dos convidados e credenciamento

18h30 – Mesa de abertura do evento


>> Dia 21/03/2024 - quinta-feira - Auditório Paulo Kobayashi


9h às 10h30 - Painel “A Reforma da Previdência e o impacto na vida das mulheres”

Com Dra Karina Suzana da Silva Alves, Mestre em Direito Previdenciário pela PUC/SP e Bacharel em Direito pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Membro associada do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário; Dra Daniela Barreiro Barbosa, pós-graduada em Direito Processual Civil pela PUC/SP, com ampla experiência em execução contra a Fazenda Pública e medidas judiciais visando à quitação dos precatórios vencidos. Sócia responsável pela área de Direito Administrativo, na Innocenti Advogados e Kátia Rodrigues, Presidente do SISPESP; Secretária de Gênero e Diversidade da Confederação Latino-americana e do Caribe dos Trabalhadores Estatais e Coordenadora Nacional das Mulheres do MAS.

- Moderação: Juçara Veiga Antoniassi, engenheira pós-graduada em Gestão Tributária pela FDC. Diretora de Defesa dos Interesses e Direitos da Mulher Servidora Pública da CONACATE e Auditora Fiscal de Tributos de São Paulo. 


10h30 às 12h – Palestra “Assédio Moral e Sexual”

Com Dra Líbia Alvarenga de Oliveira, pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela PUC/SP, especialista em atuação nos Tribunais Superiores (TST/STF) e em Direito Empresarial do Trabalho pela FGV. Sócia responsável pela área Trabalhista, Sindical e Remuneração de Executivos, na Innocenti Advogados e Caroline Mazon Gomes, pedagoga da Escola Legislativa Vereador Dr. Francisco Nucci Neto de Araras/SP e psicóloga atuante em acompanhamento à mulheres em sofrimento psíquico.

- Moderação: Ana Sofia da Fonseca Pereira, Analista Jurídica do MP do Estado de São Paulo, Tesoureira da AAJUMP, especialista em Direitos Humanos, Mestranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela UNINOVE.

12h às 14h - ALMOÇO


14h às 15h30 – Mesa de Debate “Mulheres no Movimento Sindical”

Com Maria Izabel Azevedo Noronha - Professora Bebel, Deputada Estadual e  2ª presidenta da APEOESP; Celso Gianazzi, Vereador de São Paulo e ex-presidente do SINDAF; Gleides Sodré, sindicalista e presidente do Partido Democrata Trabalhista (PDT) de Taboão da Serra; Camila Ribeiro Duarte Lisboa, presidente do Sindicato dos Metroviários de SP; Vera Carrion, ex-presidente da ASTCOM.

- Moderação: Marilene Queiroz Coelho Marçal, Diretora de Assuntos Parlamentares e Relações Institucionais do SINAFRESP e Diretora de Comunicação e Imprensa da FESSP-ESP. Assessor Fiscal Especial III do Gabinete do Sec. de Fazenda do Estado de SP, Assistente Fiscal IV do Gabinete da Coord. da Administração Tributária e Assessor Especial do Gabinete do Sec. de Fazenda do Estado do RJ.


15h30 às 16h30 – Homenagem a Dra Márcia Maria Rebouças, Embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo e Dra Jamila Jorge Ferrari


16h30 às 17h30 – Apresentação da cartilha "Promoção da Equidade de Gênero no Serviço Público". O público poderá baixar gratuitamente a versão digital do documento.


17h30 às 18h - Encerramento


 >> Clique aqui para fazer a sua inscrição.


Dúvidas - (11) 96641-1803 com a Sra. Sonia



bottom of page